Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

Promotor terá que deixar Comarca de Mantenópolis por determinação do CNMP

Conselheiro Luciano Nunes Maia foi relator do processo

O promotor de Justiça Izaías Antônio de Souza, que atua em Mantenópolis/ES, terá que deixar aquela cidade por determinação do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que decidiu nesta terça-feira, 20, pela sua remoção compulsória, durante a 5ª Sessão Ordinária de 2018.

Além da remoção, os conselheiros determinaram a instauração de uma Reclamação Disciplinar para que a Corregedoria Nacional do Ministério Público acompanhe, por um ano, a atuação de Izaias de Souza na nova comarca onde passará a atuar. A informação consta do site do CNMP.

A representação por remoção compulsória tramitava no MP/ES, mas foi avocada (assumida) pelo CNMP. Luciano Nunes Maia Freire, conselheiro-relator do processo, disse que a remoção compulsória de Izaías se faz necessária em virtude de uma série de fatos graves que pesam contra o promotor.

Os fatos citados são: atraso na movimentação de processos judiciais e extrajudiciais, retenção por mais de oito anos de processo criminal cuja denúncia foi rejeitada, para dar sobrevivência ao processo contra os denunciados aguardando novos elementos de prova.

Pesaram também contra o promotor a manifestação de populares contra ele. Segundo o conselheiro Luciano Nunes, “a morosidade injustificada na instrução de processos judicias e extrajudiciais pelo promotor afronta o interesse público, haja vista que viola os princípios da legalidade, eficiência e razoabilidade”.

Ainda segundo o conselheiro, há indícios de desarmonia entre o promotor, a comunidade e as autoridades de Mantenópolis, comprometendo o interesse público, “ainda mais se tratando de comarca de vara única, com menos de 15 mil habitantes, onde o promotor atua por mais de 20 anos”, finaliza.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Descuido fatal. Idosa morre prensada por elevador ao se dirigir ao segundo andar

Zenia morreu prensada pelo elevador Ao se dirigir ao primeiro andar para buscar um colírio, a idosa Zenia Rezende Fonseca, 73 anos, mo...

Postagens mais visitadas