Promotor terá que deixar Comarca de Mantenópolis por determinação do CNMP

Conselheiro Luciano Nunes Maia foi relator do processo

O promotor de Justiça Izaías Antônio de Souza, que atua em Mantenópolis/ES, terá que deixar aquela cidade por determinação do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que decidiu nesta terça-feira, 20, pela sua remoção compulsória, durante a 5ª Sessão Ordinária de 2018.

Além da remoção, os conselheiros determinaram a instauração de uma Reclamação Disciplinar para que a Corregedoria Nacional do Ministério Público acompanhe, por um ano, a atuação de Izaias de Souza na nova comarca onde passará a atuar. A informação consta do site do CNMP.

A representação por remoção compulsória tramitava no MP/ES, mas foi avocada (assumida) pelo CNMP. Luciano Nunes Maia Freire, conselheiro-relator do processo, disse que a remoção compulsória de Izaías se faz necessária em virtude de uma série de fatos graves que pesam contra o promotor.

Os fatos citados são: atraso na movimentação de processos judiciais e extrajudiciais, retenção por mais de oito anos de processo criminal cuja denúncia foi rejeitada, para dar sobrevivência ao processo contra os denunciados aguardando novos elementos de prova.

Pesaram também contra o promotor a manifestação de populares contra ele. Segundo o conselheiro Luciano Nunes, “a morosidade injustificada na instrução de processos judicias e extrajudiciais pelo promotor afronta o interesse público, haja vista que viola os princípios da legalidade, eficiência e razoabilidade”.

Ainda segundo o conselheiro, há indícios de desarmonia entre o promotor, a comunidade e as autoridades de Mantenópolis, comprometendo o interesse público, “ainda mais se tratando de comarca de vara única, com menos de 15 mil habitantes, onde o promotor atua por mais de 20 anos”, finaliza.



Chuvas provocam enchentes no interior e na sede a situação é de alerta geral

Situação do Rio Itaúnas próximo à ponte, no centro da cidade O Córrego Tatu, no Distrito de Santo Antônio, em Barra de São Francisco...

Postagens mais visitadas